Resumo

E muito comum, hoje, encontrarmos nas escolas regulares e, consequentemente, nas aulas de Educação Física, alunos com as mais diversas deficiências, e professores necessitando de suportes pedagógicos básicos para poderem trabalhar com esses alunos. Neste estudo, sugerimos algumas formas de intervir nas áreas da Educação Física e da Deficiência Visual; porem, outros espaços para estudos deverão surgir a medida que percebemos a vasta necessidade de pesquisas desencadeadas por esse problema. O objetivo deste estudo e sugerir duas medidas de intervenção que auxiliem nessa questão: primeira, a Construção de uma "Proposta de um Guia de Avaliação Oftalmológica direcionado a Professores de Educação Física que trabalham com alunos com Deficiência Visual", com o intuito de aproximarmos a linguagem e a interação das áreas de Educação Física e de Oftalmologia. Isso possibilitaria uma ação multidisciplinar. Segunda, a descrição de uma proposta pedagógica do ensino da Ginástica Artística para crianças com Deficiência Visual, embasada nos fundamentos da Abordagem Ecológica da Tarefa (ETA). Segundo Thomas e Nelson (2002), um dos propósitos da dissertação e servir de veiculo para os resultados da investigação e, por isso, como parte de um processo de divulgação, procurar enriquecer a base do conhecimento na área estudada. Desse modo, para a redação dessa dissertação foi utilizado o formato direcionado a publicação: o primeiro tópico, na forma de capitulo-artigo, e o segundo tópico, no formato de livro. Portanto, e fundamental neste estudo contribuir para a formação e capacitação profissional de professores de Educação Física.

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