Resumo

Falta de conteúdos diversificados, desinteresse por parte dos alunos e falta de intervenção pedagógica nas atividades desenvolvidas, são fatores que promovem o afastamento dos alunos nas aulas de Educação Física escolar, gerados por uma tradição pedagógica que tem como base valores como a competição e o individualismo. Paralelo a isso, os super-heróis são um sucesso cultural (principalmente para o público infanto-juvenil) viabilizados pelos meios de comunicação de massa, sendo associados a produtos e atividades que fazem parte do contexto do lazer. Portanto, considerando a forte presença cultural supracitada dos super-heróis no cotidiano das crianças e jovens do Brasil, os mesmos foram trabalhados nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental numa proposta pedagógica pautada nos valores da educação para o lazer e da Educação Física plural, em busca de viabilizar aos alunos a construção e produção de novos conhecimentos a respeito das práticas corporais e conteúdos do lazer. Sendo assim, o objetivo de tal pesquisa foi a elaboração, realização e análise de uma proposta pedagógica de inclusão do tema dos super-heróis nas aulas de Educação Física-Ensino Fundamental, no sentido da educação para o lazer. Os procedimentos metodológicos utilizados foram compostos por pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizando este estudo como qualitativo e quantitativo. Foram realizadas e analisadas quantitativamente 10 experiências pedagógicas junto a alunos dos 2ºanos (quatro classes), 3ºanos (três classes), e 4ºanos (três classes) do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Capivari-SP e para uma das turmas realizamos a análise qualitativa. No total foram 08 aulas de Educação Física para cada classe. O registro da pesquisa de campo foi realizado a partir do diário de campo para fazer as anotações sobre o processo pedagógico. Utilizou-se também as técnicas de observação participante e questionários. Concluímos que por meio da proposta pedagógica houve conhecimentos construídos pelos alunos sobre a cultura corporal, sobre os conteúdos do lazer (em especial o manual), reciclagem de jornais e sobre valores éticos e morais inspirados nos super-heróis como altruísmo e cooperação. Além disso, outros resultados se destacaram como: 1) para alguns alunos a dança na escola é considerada um conteúdo optativo e/ou correspondente ao gênero feminino, 2) outros consideram os super-heróis e as super-heroínas como uma referência de beleza, 3) há também os que possuem preferência pelo Coringa (vilão) ao invés do Batman ou Superman (super-heróis), 4) Resistência inicial por parte de alguns alunos com a proposta pedagógica, pois o interesse nas aulas de Educação Física era focado no conteúdo futebol, 5) a aula 07 “Luta de super-heróis” foi a que teve maior aceitação entre as turmas, 6) as atividades e jogos cooperativos propiciaram um ambiente favorável à convivência e integração.

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