Supervisão de Estágio: a Construção do Conhecimento Pedagógico na Formação Inicial do Professor de Educação Física em Contexto de Estágio Supervisionado I
Por Marta de Moura Costa (Autor), Joana L G de C Santiago (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Este estudo qualitativo é resultado de uma investigação relacionada à supervisão de estágio em Estágio Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Educação Física – UFAL. Trata sobre a descrição das opiniões dos Supervisores de Estágio quanto à construção do conhecimento pedagógico na formação inicial do professor de educação física. O objetivo geral caracterizou a importância do Estágio Supervisionado na construção do conhecimento pedagógico para o exercício da docência. Os objetivos específicos procuraram identificar a concepção de conhecimento pedagógico dos supervisores de Estágio; descrever os modos como o Supervisor de Estágio utiliza o conhecimento pedagógico no processo de planejamento para a supervisão; e, apontar de que modo o Supervisor de Estágio utiliza o conhecimento pedagógico, em contexto de estágio. Para levantamento dos dados, recorreu-se à utilização de um roteiro de entrevista não estruturada. A entrevista foi composta por três blocos temáticos, definidos a priori: (1) conhecimento necessário para ser professor; (2) o papel do Supervisor de Estágio para a supervisão; (3) contributos da supervisão na construção do conhecimento. A análise temática permitiu a conjugação das ideias dos entrevistados com base nas informações obtidas. Os resultados apontam que o Supervisor deve ter domínio de conhecimento pedagógico para acompanhar o desenvolvimento do Estudante Estagiário na aquisição de competências, como forma de administrar todo o processo do Estágio baseado na colaboração, em decisões participadas e na estimulação por uma prática reflexiva situada.