Resumo

Objetivos: o presente estudo teve como objetivo verificar o efeito da suplementação de creatina sobre o tempo de execução de 6 sprints consecutivos em jogadores de basquetebol.
Materiais e métodos: a amostra foi constituída de 16 atletas de basquetebol do sexo masculino, com idade média de 18 ± 0,5 anos, da categoria juvenil. Os atletas foram divididos aleatoriamente, por posição, em Grupo Placebo (n=8) e Grupo Creatina (n=8). O protocolo de suplementação foi conduzido segundo o modelo duplo-cego. Na fase de sobrecarga foram administrados 25 gramas de creatina (ou placebo) por dia durante 5 dias. Posteriormente, foram oferecidos 5 gramas por dia, nos 5 dias subseqüentes. Para aferir a capacidade de realização de sprints repetidos foi realizado um teste, no qual deveriam ser percorridos 30 metros no menor tempo possível. O teste foi constituído de 6 sprints consecutivos, com pausas de 120 segundos.
Resultados: foi observado aumento significativo da massa corporal após a suplementação de creatina (p<0,05). Também foi verificada alteração significativa no tempo de execução dos sprints repetidos no Grupo Creatina. O quarto, quinto e o sexto sprints tiveram seu tempo de execução reduzido em 8,5%, 10% e 9%, respectivamente (pré vs. pós-suplementação- p<0,05).
Conclusão:suplementação de creatina potencializou o desempenho em sprints consecutivos de 30 metros em atletas de basquetebol.
 

Acessar