Suplementação de Creatina Potencializa o Desempenho de Sprints Consecutivos em Jogadores de Basquetebol
Por R. G. do Prado (Autor), R. F. P. Bacurau (Autor), Dante de Rose Júnior (Autor), M. S. Aoki (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 15, n 1, 2007. Da página 23 a 28
Resumo
Objetivos: o presente estudo teve como objetivo verificar o efeito da suplementação de creatina sobre o tempo de execução de 6 sprints consecutivos em jogadores de basquetebol.
Materiais e métodos: a amostra foi constituída de 16 atletas de basquetebol do sexo masculino, com idade média de 18 ± 0,5 anos, da categoria juvenil. Os atletas foram divididos aleatoriamente, por posição, em Grupo Placebo (n=8) e Grupo Creatina (n=8). O protocolo de suplementação foi conduzido segundo o modelo duplo-cego. Na fase de sobrecarga foram administrados 25 gramas de creatina (ou placebo) por dia durante 5 dias. Posteriormente, foram oferecidos 5 gramas por dia, nos 5 dias subseqüentes. Para aferir a capacidade de realização de sprints repetidos foi realizado um teste, no qual deveriam ser percorridos 30 metros no menor tempo possível. O teste foi constituído de 6 sprints consecutivos, com pausas de 120 segundos.
Resultados: foi observado aumento significativo da massa corporal após a suplementação de creatina (p<0,05). Também foi verificada alteração significativa no tempo de execução dos sprints repetidos no Grupo Creatina. O quarto, quinto e o sexto sprints tiveram seu tempo de execução reduzido em 8,5%, 10% e 9%, respectivamente (pré vs. pós-suplementação- p<0,05).
Conclusão:suplementação de creatina potencializou o desempenho em sprints consecutivos de 30 metros em atletas de basquetebol.