Supressão da variação sazonal da pressão arterial por meio da prática regular do treinamento multicomponente em idosas hipertensas controladas
Por Rodrigo Protte Pedro (Autor), Mauro Gaide Junior (Autor), Wagner Garcez De Mello (Autor), Kawan Danillo De Souza (Autor), Maria Letícia Da Cruz (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
É conhecido que a incidência de doenças cardiovasculares aumenta no inverno A variação sazonal da pressão arterial é considerada um dos fatores para a diferença na incidência de doenças cardiovasculares. Seria útil ajustar estratégias para suprimir a elevação da PA durante o inverno. A prática de exercício é a principal terapia não-farmacológica no tratamento da pressão arterial. Por isso, o objetivo deste trabalho é avaliar a capacidade do treinamento multicomponente para estabilizar a variação sazonal da pressão arterial em mulheres hipertensas. Para isso foram coletados dados de pressão arterial entre julho de 2021 e julho de 2023, de 77 idosas, hipertensas controladas, sedentárias e fisicamente independentes, com idade de 72,8±6,4 anos, massa corporal de 68,2±14,1 kg, estatura de 158±2,7 cm, com IMC de 27,28 kg/m². As participantes foram submetidas a sessões de treinamento multicomponente, com 50 min de duração, divididos em 10 min de aquecimento inicial e final, 30 min de treinamento multicomponente [10 min de exercício aeróbio (11 a 14 na escala de Borg) - 07 exercícios de treinamento resistido, 2x10 a 15 repetições, 11 a 14 na escala de Borg – 30s de repouso – 03 exercícios de equilíbrio e mobilidade]. A pressão arterial foi medida sempre após repouso de 5 minutos e pré-sessão, usando um monitor automático de PA, da marca OMRON, modelo HEM-7122. Todos os indivíduos participaram voluntariamente do experimento e assinaram termo de consentimento.