Resumo

O estudo encontra-se dividido em quatro blocos que se interconectam, tendo como objeto central a investigação de práticas que possam contribuir para o aprimoramento da educação inclusiva através das atividades esportivas, recreativas e corporais. O primeiro estudo busca compreender o universo do aluno surdo, para tal é realizada uma revisão de literatura sobre a inclusão de surdos nas escolas de ensino regular, refletindo sobre história, estigmas, cultura, arte e língua dos surdos. O segundo estudo busca compreender o envolvimento dos surdos com atividades esportivas, recreativas, corporais, e as possibilidades das aulas de educação física para alunos surdos. O estudo ainda busca associar a língua de sinais à educação física e ao desenvolvimento do discente, uma forma de aproximar a língua do ouvinte, o que chamamos de inclusão inversa. Este segundo estudo busca analisar como a língua de sinais, por ser uma língua que se faz através do movimento corporal, pode ser explorada por profissionais de educação física e como a mesma está ligada à psicomotricidade e pode ser mais uma das ferramentas que o professor usaria em sala de aula para trabalhar as faculdades psicomotoras de seus alunos. O terceiro estudo é um processo interativo com três surdos e dois profissionais envolvidos na área do trabalho com alunos surdos, onde se procura saber dos mesmos suas experiências e visão da inclusão e como as práticas esportivas recreativas e corporais podem contribuir para a interação de surdos com alunos ouvintes. A pesquisa finaliza com o quarto estudo o qual realiza-se entrevistas com seis estudantes que participam de um projeto cuja língua de sinais, as práticas artísticas e corporais são exploradas. É uma busca por tentar compreender os significados deste projeto na vida desses alunos e da inclusão inversa.

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