Resumo

Origem e supremacia coreana

A arte marcial denominada taekwondo surgiu na Coreia há aproximadamente dois mil anos. Foi resultado da união de várias técnicas de defesa pessoal e combate entre tribos. Os jovens coreanos eram treinados para tornarem-se grandes guerreiros e o taekwondo passou a ser utilizado em grande escala para este fim. Assim, não se pode adotar a teoria tão fortemente difusa de que esta prática milenar foi a origem do esporte moderno taekwondo, já que para enquadrar-se dentro deste conceito uma prática esportiva deve possuir instituições mundiais e regras oficiais e universais que guiem e civilizem as disputas. Aquela arte marcial, com raízes remotas, possuía em seu início claros objetivos militaristas e utilitaristas.

Apesar disso, é óbvio que as práticas citadas formaram a base para o surgimento do taekwondo como um esporte olímpico que conta atualmente com mais de 180 países praticantes. O taekwondo ganhou caráter esportivo dez anos após a desocupação japonesa da Coreia, encerrada a Segunda Guerra Mundial, em 1945, pois durante o período de domínio japonês tal prática era proibida, tendo em vista seu uso como defesa pessoal. Com isso, em meados da década de 1950 o Taekwondo voltou a ser praticado em seu país fundador, mas, agora, influenciado pelos valores competitivos do Caratê, esporte difundido no país pelos próprios japoneses, que ocuparam a região por cerca de quarenta anos.

A partir daí, disputas passaram a ser organizadas constantemente no país oriental, tanto que, já em 1967 a Federação Coreana de Taekwondo foi fundada e, quatro anos depois, a modalidade foi transformada em esporte nacional. Esses acontecimentos foram permeados pelo forte desejo dos coreanos de popularizar a prática do taekwondo por todo o planeta. Para atingir esse objetivo, mestres consagrados foram enviados para vários países com o intuito de transmitir os princípios e a técnica do esporte.

Arquivo