Resumo

Todos conhecem a significação dos termos "orge-group swimming" e "inter-val-training", os quais não têm em nossa língua uma tradução exata. O "Ta-pering-off" é um termo técnico utilizado pela maioria dos treinadores fora de nossas fronteiras. Sua tradução poderia ser: diminuir gradualmente, aumentar a intensidade, apronte final, polimento, alcançar o máximo da forma sem "quei-mar" (estafar) o atleta, como se ouve vulgarmente.

É u´a maneira para se alcançar boas marcas, porém os nadadores devem ter se submetido a meses e meses de treinamento duro. E nesta fase de treina-mento é muito difícil o atleta fazer o seu melhor tempo, porque ele está can-sado devido à sobrecarga de trabalho a que vem se submetendo. É preciso, pois, que os nadadores tenham uns dias de treinamento mais leve; 5 a 10 dias antes da competição mais importante.

O treinador ao planejar o treinamento deve estudar para cada um de seus nadadores a competição máxima. Deve determinar para quais competições deve ser reduzido o treinamento, e para quais deve manter a marcha normal dos trabalhos técnicos. A esta maneira de "amolecer" o treinamento, os americanos 'e os australianos chamam "TAPERING-OFF". 

Arquivo