Resumo

Potencializar o acesso aos bens culturais e aos espaços públicos de lazer da cidade, através do transporte público, pode ser um dos caminhos para que a sociedade tenha oportunidades de adquirir conhecimentos, refletindo sobre o cotidiano e seus direitos e deveres como aspectos da cidadania. Essas oportunidades se concretizam a partir de muitas dimensões sociais, entre elas as políticas públicas efetivas. Em consonância a tal pensamento essa pesquisa busca refletir sobre como políticas de lazer e transporte potencializam a apropriação dos espaços públicos. Nessa direção, o objetivo geral foi investigar possíveis impactos no lazer da cidade de Curitiba, por usuários do transporte coletivo com a implantação e extinção da "Tarifa Domingueira" - uma política cuja a intenção foi estimular o passeio pela cidade, aos domingos, através de um desconto na tarifa de ônibus convencional. Para tanto, a pesquisa considerou os seguintes objetivos específicos: caracterizar o ciclo político da Tarifa Domingueira da sua implementação até a sua extinção; investigar, junto aos usuários do transporte coletivo, suas escolhas no âmbito do lazer e, os possíveis impactos no acesso à essas experiências na cidade, com a implantação e extinção da Tarifa Domingueira; Compreender como se dão as relações sociais e culturais no interior dos ônibus, durante os trajetos, considerando-os como espaços coletivos. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, que utilizou análise de documentos, aplicação de formulário estruturado a partir de critérios préestabelecidos e observação participante com diário de campo. A partir da triangulação dos dados encontrados surgiram as seguintes categorias de análises: "O lazer nas brechas superando a 'preguiça de domingo'", "Os impactos do (des)acesso às políticas públicas" e "As resistências e apropriações nos espaços dos ônibus". Tais categorias permitiram concluir que os principais interesses da população no tempo de lazer são turísticos e a busca pela socialização. Tais aspectos devem ser considerados no desenvolvimento de políticas públicas. Além disso, a pesquisa apontou que a população mais impactada pela extinção da política Tarifa Domingueira foram famílias populosas e de baixa renda. Dessa forma, sugerem-se políticas de acesso ao transporte e aos espaços públicos da cidade atreladas a condições socioeconômicas; investimentos na educação para o lazer para motivar a apropriação das cidades visando superar a "preguiça de domingo" e a permanência nos espaços domésticos ou privados; aumento da frota de ônibus aos domingos e/ou redução da tarifas convencionais e da Linha Turismo; delimitar estratégias que potencializem os espaços públicos próximos às residências com equipamentos diversificados e que facilitem o acesso à cidade na sua totalidade. O ônibus demonstrou-se enquanto um espaço multicultural e de resistência social, além de um espaço potencial para o lazer no tempo do trajeto casa-trabalho-casa mesmo durante a semana, desde que sejam atendidas as necessidades de conforto e segurança da população. Assim, quando o direito ao transporte público é garantido de forma integrada ao lazer, o cidadão se percebe enquanto parte da cidade, podendo apropriar-se dela de forma integral, possibilitando o desenvolvimento e o aprimoramento do acervo cultural, podendo tornar-se um pouco mais crítico ao se deparar com diferentes realidades.

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