Resumo

No âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, o primeiro projeto para o ensino do Tchoukball foi desenvolvido em 2012, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Edital Nº 67, de 20 de junho de 2012, com o projeto intitulado “Tchoukball: O esporte da paz no IFRO”. Além do ensino da modalidade esportiva para estudantes do Campus Porto Velho Calama, a iniciativa resultou na publicação de um livro, em 2016, com o mesmo título do projeto. O Tchoukball é um esporte coletivo diferenciado, porque em sua prática não há disputa pela bola como ocorre em outras modalidades de quadra. Nele, quando a bola é de uma equipe, a outra não pode atrapalhar, o que impede que haja contato físico e agressividade e permite que jogadores de tamanhos diferentes possam jogar juntos. Essas características fazem com que esse esporte seja conhecido como “O esporte da paz”. Em 2023, o Tchoukball foi retomado enquanto prática educativa na perspectiva da cultura de paz. Dessa vez atendendo crianças de 8 a 12 anos. Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo relato de experiência, que visa descrever analisar o Tchoukball enquanto estratégia educativa para a promoção da cultura de paz. A decisão por essa modalidade esportiva se deu em consideração aos seus princípios: a) Exclui toda busca de prestígio, tanto pessoal quanto coletivo; b) Exige dedicação total, sendo necessária a constante atenção nos movimentos da bola, observação objetiva e de forma empática aos outros jogadores, pois a base da personalidade social no Tchoukball é buscar a perfeição, sempre evitar atitudes negativas contra o adversário, a beleza do jogo de uma equipe leva e desenvolve a beleza do jogo da outra; c) É um exercício social de atividade física, com várias ações em conjunto, nas quais os jogadores mais habilidosos aceitam a responsabilidade de ensinar aos menos aptos para que estes se tornem competentes. As ações desenvolvidas com os adolescentes evidenciaram benefícios no processo de socialização, integração e na saúde dos participantes. Enquanto os benefícios para as crianças, na perspectiva da cultura de paz, são traduzidos na melhoria das habilidades sociais como empatia, desenvolvimento das habilidades, capacidades motoras e enriquecimento da experiência educacional. Conclui-se que o Tchoukball é uma modalidade esportiva alternativa com potencial educativo em aulas de Educação Física e práticas corporais de lazer para crianças e adolescentes, visto que favorece a solidariedade, a cooperação, a justiça, a ética, o respeito e o senso de companheirismo com a equipe e com os concorrentes.

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