Resumo

A partir da pesquisa bibliográfica, relacionada com a prática pedagógica no ensino de teatro, este artigo reflete sobre o lugar das sensibilidades na educação. O caminho traçado perpassa a relação entre sensibilidades e memória, que consta no processo da aprendizagem a partir da experiência significativa, compreendendo que a experiência somente será significativa se afetar, se marcar o sujeito. Pelo caminho do afeto, que envolve as sensibilidades, a experiência transforma-se em memória, que se inter-relaciona com experiências passadas, em um caminho contínuo da construção do conhecimento. A reflexão segue trazendo a relação entre sensibilidades e racionalidades, em uma perspectiva em que ambas caminham juntas, são indissociáveis, pautada na ideia concreta de que o sujeito inserido no processo de ensino/aprendizagem tem pertencente a ele corpo e mente, que não podem ser ignorados ou dicotomizados. Na perspectiva abordada, as sensibilidades podem e devem ser trabalhadas por qualquer área do conhecimento. Porém, elas são inerentes ao ensino do teatro e da arte em geral, que traz em seus processos de elaboração a relação intrínseca entre sensibilidades e racionalidades.

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