Tecendo Relações Entre a Motivação Para as Aulas de Educação Física e o Ideb
Por Luciane Cristina Arantes da Costaa (Autor), Patric Paludet Floresa (Autor), Natasha de Paula Andradea (Autor), Ana Luiza Barbosa Anversab (Autor), Vânia de Fátima Matias de Souza (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 40, n 4, 2018. Da página 370 a 373
Resumo
Resumo:Os problemas relacionados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principalmente no que se refere ao ensino de má qualidade e à estrutura física inadequada das escolas, podem interferir na motivação nas aulas de educação física.ObjetivoEste estudo objetivou investigar a motivação dos alunos de educação física das escolas estaduais de Maringá---PR.MétodoForam selecionadas duas escolas para participação no estudo, uma delas com menor e outra com maior Ideb; para análise da motivação dos alunos usou---se o questionário de Necessidades Psicológicas Básicas na Educação Física Escolar (BPNES), analisados a partir do software SPSS versão 20.0, considerando o valor de p<0,05.ConclusãoOs resultados demonstraram que em geral os escolares de maior Ideb tiveram uma motivação superior na dimensão competência. Quando comparados os sexos dos participantes, não houve diferenças significativas.