Técnica com Guia Vidente: Suporte Avaliativo de Desempenho
Por Loiane Maria Zengo (Autor), Manoel Osmar Seabra Junior (Autor), Jaqueline Costa Castilho Moreira (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 15, n 2, 2014.
Resumo
A partir da aprendizagem das técnicas de Orientação e Mobilidade (OM) que pessoas com deficiência visual poderão conhecerse, relacionar-se e deslocar-se de forma independente nos mais diversos ambientes e situações. A luz da aprendizagem das técnicas de OM como caminho prático e eficiente para a conquista da independência, este estudo objetivou avaliar o desempenho de uma pessoa cega com domínio das técnicas de Orientação e Mobilidade, ao ser submetida a um treinamento específico das técnicas com guia vidente. Optousepor utilizar como metodologia o delineamento de sujeito único com critério móvel. Foram delineadas duas etapas que ocorreram concomitantemente: 1) aplicação das tarefas propostas pelo Checklist adaptado e, 2)avaliação do desempenho da participante durante a realização destas. Pode-se observar a necessidade de uma estimulação perceptomotora com o deficiente visual, a fim de que ele aprimore tanto os aspectos motores quanto os perceptivos, para que a realização das técnicas de Orientação e Mobilidade seja mais eficiente.