Técnica e Expressividade
Por C. D. Bauman (Autor), J. G. Carvalho (Autor).
Resumo
TÉCNICA E EXPRESSIVIDADE Bauman, CD Carvalho, JG Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar a construção de uma imagem do corpo na arte da dança partindo da análise fenomenológica segundo Merleau-Ponty, que compreende o homem de forma integral, um ser-no-mundo. Seguindo esta análise, por meio da hermenêutica, na dimensão sensível o corpo-sujeito resgata o significado, traduzindo estímulos em impressões e conhecimentos que possuem sentido próprio ao sujeito. Na dimensão do físico, este corposujeito remete à idéia dos estímulos puros com ausência de significado pessoal. Nesta perspectiva, percebemos que esta totalidade da existência conduz a outra totalidade, a da experiência. O corpo que o bailarino leva para o palco é o mesmo que vive sua história. Corposujeito, que na dança traduz por meio do físico a base para a técnica, ampliando as condições do corpo para que a dança aconteça. O sensível permite o envolvimento do corpo que fala com o corpo que dança, criando um movimento primordialmente da expressão. Analisados esses elementos, é possível concluir que o corpo que coloca o bailarino em contato com o mundo, a partir de uma unidade manifestada pela sensação-percepção-ação, é o mesmo que o coloca em contato com o seu (extra)cotidiano, a dança: um corpo físico e sensível, pois sente e pode fazer. Palavras-chave: corpo, sensível, físico, dança. Abstract The aim of the present paper is to present a construction of the body image in the art of dance trough a phenomenological analysis based on Merleau-Ponty, in which man is understood in an integrative vision as a world-being. Following this analysis through hermeneutics, on the sensitive dimension the body-subject catches its meaning by transforming stimuli into impressions and knowledge reflecting the subjects´ self-sense. On the physical dimension, the body-subject reflects the pure stimuli with absence of personal meaning. On this perspective, we understand that this totality of existence leads to another sense of totality, the experience. The body that the dancer presents on stage is the same that lives his story. The body-subject during dance achieves the basis for his technique by means of the physique, enlarging the requirements to lead the body into the dance. The sensitive dimension allows the involvement of the speakingbody with the dancing-body, thus creating a movement that is mainly expressive. Trough this analysis it is possible to conclude that the body that connects the dancer to the world, trough a sensation-perception-action link, is the same that connects the dancer to the dance: a body that is both physical and sensitive, as it feels and performs. Key words: body, sensitive, physique, dance.