Técnico, Treinador ou Professor? o Papel Pedagógico do Profissional Responsável Pela Formação de Futebolista de Alto Rendimento

Por René Rodrigues Simões (Autor),

Parte de Educação Física Escolar e Esporte de Alto Rendimento: Dá Jogo? . páginas 8

Resumo

No cotidiano do futebol, diversos são os termos utilizados para designar a função do principal profissional responsável por atuar junto à formação de futebolistas de alto rendimento, como técnico, treinador e, até mesmo, professor. As diversas designações são frequentemente utilizadas no sentido de distinguir a forma de intervenção e a formação dos profissionais que ocupam essa função.

Apesar da Lei 9.696, de 1º de setembro de 1998, que regulamentou a atividade do profissional de Educação Física e atribuiu aos mesmos a responsabilidade pelas práticas esportivas (BRASIL, 1998), durante muitos anos, o especialista para a intervenção junto as modalidades esportivas oriundos dos cursos de Educação Física foi denominado como técnico desportivo (SOUZA NETO et al., 2004). Enquanto a primeira legislação brasileira que abordou e regulamentou a atuação do profissional responsável especificamente para atuar junto a modalidade, se refere ao mesmo como treinador de futebol (BRASIL, 1993).

Mas, para além da relação com os aspectos legais, a denominação treinador parece ser a mais coerente perante a literatura internacional referente ao tema, sendo este profissional denominado como coach na língua inglesa (SANTOS et al., 2010; MESQUITA et al., 2011) e, entrenador na língua espanhola (LÓPEZ-CUADRA, 1977; FEU; IBANEZ, 2001), significando em ambos os casos treinador (tradução mais adequada para a língua portuguesa).

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