Resumo
Esta investigação buscou delinear caminhos de inovação tecnológica para a ação docente a partir das experiências vivenciadas pelos professores dos cursos de Licenciatura da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Este estudo analisou e interpretou a influência da tecnologia na prática pedagógica dos professores. Verificou os possíveis obstáculos impostos a uma utilização natural de ferramentas tecnológicas e investigou metodologias de ensino com o apoio da tecnologia na prática pedagógica dos professores. Adotou-se uma abordagem de pesquisa qualitativa tanto para a análise de um questionário aplicado a trinta e um professores dos cursos de Licenciatura em Biologia, Educação Física, Filosofia, Letras e Matemática, como para uma entrevista semi-estruturada cedida por cinco diretores desses cursos. Constatou-se uma baixa utilização de suporte tecnológico em sala de aula pelos professores de todos os cursos. A freqüência e qualidade nesse uso aumentam quando os professores fazem suas pesquisas e dedicam-se ao preparo de material didático. Dentre as principais diferenças entre os cursos, no emprego de tecnologia na prática pedagógica, estão a busca, pelos professores do curso de Biologia, por novidades tecnológicas que os auxiliem ainda mais; a falta de conhecimento e de curiosidade sobre tecnologia aplicada à educação no curso de Educação Física; o interesse pela Internet como ferramenta de pesquisa no curso de Filosofia; a resistência à utilização desse suporte por parte de muitos professores do curso de Letras; e a utilização mais acentuada e adequada no curso de Matemática. Chegou-se a esses resultados através das contribuições e análises dos participantes que expuseram também suas expectativas em relação ao futuro da tecnologia voltada para a educação. A pesquisa realizada constitui-se em uma contribuição prática e didática para o aproveitamento de tecnologia nos processos educacionais e em um incentivo para a participação colaborativa de professores dos cursos de Licenciatura no desenvolvimento dessa tecnologia. Afim de produzir e socializar o conhecimento em benefício de toda a sociedade, conclui-se que a participação e mediação dos docentes são decisivas no processo de interação entre educação e tecnologia.