Tecnologia, Corpo e Educação Física
Por Evandro Antonio Corrêa (Autor), Deivide Telles de Lima (Autor).
Resumo
Este ensaio visa refletir as relações entre a formação em Educação Física, o corpo em movimento e as tecnologias na educação escolar. Compreendemos que a Educação Física precisa compreender esse corpo e suas diferentes nuances face as tecnologias, as quais podem contribuir como ferramentas auxiliadoras no processo de emancipação dos seres humanos no sentido de se tornarem mais reflexivos, críticos e criativos. Com os avanços das tecnologias observamos mudanças rápidas na sociedade, e o mesmo com o corpo. Torna-se necessário o debate sobre as inter-relações que ocorrem na sociedade entre a tecnologia, corpo e educação como um processo histórico e contínuo de transformações que envolvem questões culturais, econômicas, políticas, sociais que tem (re)configurado a atuação do professor de Educação Física com “novos” saberes e competências no âmbito escolar.
Referências
ABONIZIO, J. Outros olhares sobre os outros - a presença incômoda dos corpos modificados em blogs. Polêm!ca, v. 10, n. 3, p 484-493, jul./set. 2011.
BALDANZA, R. F. Comunicação no ciberespaço: reflexões sobre a relação do corpo na interação e sociabilidade em espaço Virtual. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29., 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: INTERCOM, 2006.
BARACHO, A. F. O.; GRIPP, F. J.; LIMA, M. R. Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Revista Brasileira Ciência do Esporte, v. 34, n. 1, p.111-126, jan./mar. 2012.
BOCCHI, J. C. Corpo, subjetividade e o discurso da saúde: ensaio para profissionais de campo. Motricidades: Rev. SPQMH, v. 5, n. 1, p. 80-92, jan.-abr. 2021.
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas em Educação Física. Caderno Cedes, v. 19, n. 48, p. 69-88, ago. 1999.
CARR, N. A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CORRÊA, E. A.; HUNGER, D. Educação Física e tecnologia: o processo de “tecnização” educacional. Curitiba: Appris, 2020a.
CORRÊA, E. A.; HUNGER, D. Reflexões do processo de “tecnização” das tecnologias em Educação Física. In: TESTA JUNIOR, A. (org.). Conversas sobre a formação profissional em educação física. Curitiba: CRV, 2020b. p. 13-32.
DONATI, L. P. Computadores vestíveis: convivência de diferentes espacialidades. Conexão - Comunicação e Cultura (UCS), v. 3, n. 6, p. 93-102, 2004.
ELIAS, N. Escritos e ensaios: estado, processo, opinião pública. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
ELIAS, N. O processo civilizador: formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1993. (v. 2).
ELIAS, N. Introdução à sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
FERREIRA, G. R. Educação e tecnologias: experiências, desafios e perspectivas 2. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. (recurso eletrônico).
GAMA, M. A ideologia do consumo na moda: uma visão diacrónica. Comunicação e Sociedade, v. 24, p. 210-220, 2013.
GARCIA, W. Corpo e tecnologia na sala de aula: estudos contemporâneos. Comunicação & Educação, v. 15, n. 3, p. 39-46, set/dez 2010.
GAYA, A. Será o corpo humano obsoleto? Sociologias, v. 7, n. 13, p. 324-337, jan./jun. 2005.
GONÇALVES JUNIOR, L. Dialogando sobre a capoeira: possibilidades de intervenção a partir da motricidade humana. Motriz, v. 15, n. 3, p. 700-707, 2009.
HARARI, Y. N. Homo Deus – uma breve história do amanhã. Companhia das Letras, 2016.
HUNGER, D.; SOUZA NETO, S. PEREIRA, J. M.; FRANCO, F. C.; ROSSI, F. Formação acadêmica em Educação Física: “Corpos” (Docente e Discente) de conhecimentos fragmentados... Motriz, v. 15, n. 1, p. 79-91, jan./mar. 2009.
KENSKI, V. M. Impacto da mídia e das novas tecnologias de comunicação na educação física. Motriz, v. 1, n. 2, p. 129-133, dez. 1995.
LAZZAROTTI FILHO, A.; FIGUEIREDO, V. C. Editorial. Revista Pensar a Prática, v. 10, n. 2, 2007.
LE BRETON, D. A sociologia do corpo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, P. A inteligência coletiva – por uma antropologia do cyberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.
LIMA, D. T.; HUNGER, D. Educação física escolar: crianças em movimento aprendendo criticamente o viver social. Curitiba: Appris, 2019.
LUCENA, R. F. Os Corpos de Elias: a concepção de corpo e educação a partir de três trabalhos de Norbert Elias. Educação & Realidade, v. 42, n. 4, p. 1319-1332, out./dez. 2017.
MACHADO, A. M.; ZANETTI, M. C.; MOIOLI, A. O corpo, o desenvolvimento humano e as tecnologias. Motriz, v. 17, n .4, p. 728-737, out./dez. 2011.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MOREIRA, W. W.; NÓBREGA, T. P. Fenomenologia, educação física, desporto e motricidade: convergências necessárias. Cronos, v. 9, n. 2, p. 349-360, jul./dez. 2008.
NÓBREGA, T. P. Corporeidade e educação física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2005.
NÓBREGA, T. P.; ANDRIEU, B.; SILVA, L. A. N.; TORRES, L. T. Corpo, expressão e educação na natureza. Cadernos Cedes, v. 38, n. 104, p. 115-128, jan.-abr. 2018.
NÓVOA, A. Entrevista: nada será como antes. Revista Pátio, n. 12, nov. 2014.
NUNES, J. A. Como pensar a sociedade de conhecimento? Pro-Posições, v. 18, n. 1, p. 29-40, jan./abr. 2007.
OLIVEIRA, W. C.; DAMIANO, G. A.; PEREIRA, L. H. P. (orgs.). Corporeidade, educação e tecnologias: experiências, possibilidades e desafios. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
PAIVA, L. L.; GOELLNER, S. V. Reinventando a vida: um estudo qualitativo sobre os significados culturais atribuídos à reconstrução corporal de amputados mediante a protetização. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 12, n. 26, p. 485-97, jul./set. 2008.
SCHWARTZ, G. M. Motricidade (pós)humana e a abordagem sobre o corpo na era da simulação. Motricidades: Rev. SPQMH, v. 3, n. 3, p. 213-221, set.- dez., 2019.
SELWYN, N. Educação e tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, G. M. S.; ROSADO, L. A. S.; CARVALHO, J. S. (org.). Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. p. 85-102.
SERGIO, M. O desporto e a motricidade humana. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 9, n. 16, p. 111-122, 1. sem. 2010.
SERGIO, M. Epistemologia da motricidade humana. Lisboa: Edições FMH, 1996.
SOARES, C. L. Educação Física: raízes europeias e Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
UEBE, P.; DAMIANO, G. A. Interrelação: Corporeidade, Educação e Tecnologias. Revista ECOS Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 6, n. 2, p. 319-323, 2015.