Resumo


 

Integra

O crescimento em massa da tecnologia prometia um mundo quase ideal. Aproximava-se uma vida mais descontraída, com redução do horário de trabalho que permitisse o acesso a um tempo livre dedicado ao relaxamento, lazer, atividades físicas recreativas. E além disso vieram os robôs: o esforço físico continuaria indispensável no esporte mas desnecessário para o mundo do trabalho.

Para alguns, esta premonição acabou. Mas para muitos, aqueles que detêm de muitas empresas globais aplicadas a partir de telefones celulares, mostra o outro lado: a insegurança do emprego, intermináveis dias com compensação mínima, direitos inexistente escondidos atrás de um discurso sobre o empreendedorismo independente.

São corpos necessários e suados que agregam lucros fabulosos para esses gigantes tecnológicos do século XXI. Organismos semelhantes, esforços e sistemas de exploração construíram as Pirâmides no Egito, o Coliseu em Roma e extraíram carvão nos subsolos da Revolução Industrial, para a satisfação dos poderosos do momento.

Tulio Guterman, Diretor - Julho de 2019

Acessar