Tecnologia, Inovação E Movimentação: Relação Entre Tempo De Tela, Conhecimento Sobre Brincadeiras E O Nível De Atividade Física Em Crianças De 7 A 10 Anos
Por Larissa Aparecida Almeida de Assis (Autor), Everton Rocha Soares (Autor), Bruno Ungheri Ocelli (Autor), Géssyca Tolomeu de Oliveira (Autor), Renato Melo Ferreira (Autor).
Resumo
O aumento do uso de aparelhos técnológicos interferiu diretamente no estilo de vida das pessoas, em especial das crianças que, ao longo das últimas décadas, estão se tornando cada vez mais sedentárias. Ainda, estes recursos podem interferir no processo do brincar destes jovens, que estão cada vez mais habituados a uma menor intereção social. O objetivo foi analisar como o uso da tecnologia pode influenciar crianças de 7 a 10 anos no que tange a prática de atividade física, o conhecimento sobre brincadeiras e os fatores que podem interferir nesta relação. Trinta alunos de uma escola particular de Itabirito/MG e seus responsáveis, participaram do estudo. Foram utilizados três instrumentos para avaliar o nível de atividade física, o tempo de tela e o conhecimento sobre brincadeiras. 66,0% das crianças praticam atividades físicas, 57,7% gostam de brincar, porém 59,4% passam mais tempo em tela do que brincando. Constatou-se que o tempo de tela é, em média, três vezes mais alto do que o recomendado, influenciando a quantidade de prática esportiva e no conhecimento e vivência com brincadeiras. Credita-se a este contexto alguma responsabilidade aos responsáveis, uma vez que embora elas prefiram as brincadeiras ao uso de eletrônicos, sob sua responsabilidade, as crianças passam mais tempo em tela.