Editora Editora Ciência Moderna . Brasil 2020. 178 páginas.

Sobre

Prefácio

Ana Miragaya, Lamartine DaCosta, Marcio Turini e Marta Gomes (foto) planejaram e editaram este livro na perspectiva de reconhecer melhor o inédito, amplo e crescente domínio da tecnologia nos dias presentes. Esta tendência planetária é visível claramente nos esportes como se observa no uso de dispositivos eletrônicos por praticantes e atletas. Assim também ocorre com as plataformas digitais de gestão do esporte por vezes conduzidas por empreendimentos Startups, sobretudo aquelas reconhecidas pela denominação de Sports Tech.

Tal transformação tecnológica foi antevista pelo Comitê Olímpico Internacional que fez suas previsões do futuro em 2014 ao lançar a Agenda Olímpica 2020. Recomendou-se então o uso de plataformas digitais como solução para uma maior conectividade entre atletas e parceiros dos eventos olímpicos. Entretanto, nós quatro, editores deste livro e, de longa data, participantes do Grupo de Pesquisas em Estudos Olímpicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, preferimos adiantar perguntas provocativas sobre como e por que aderir à citada Agenda em lugar de simplesmente cumprir suas recomendações.

Nessas circunstâncias, os capítulos que se seguem representam respostas para nossas procuras. A parte inicial reúne diversos e variados posicionamentos teóricos em linha com a segunda parte que disponibiliza uma coleção de casos práticos com foco nas Startups e plataformas Sports Tech. No seu todo, o livro abre-se à expectativa de iluminar a compreensão corrente da tecnologia como uma intervenção ambivalente. E neste sentido, esperamos identificar novos e necessários caminhos que possam recriar a inovação, a tecnologia e as Startups, respeitando os valores positivos do esporte tanto quanto das tradições éticas Olímpicas. Ensejamos, enfim, que este livro seja uma experiência exploratória do emergente esporte da era digital!

Acessar