Resumo

Os métodos de ensino evoluíram da transmissão oral até ao uso das tecnologias mais diversas. As Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs tornaram-se um recurso disponível a ser utilizado nas mais diversas disciplinas como uma forma mais interativa de abordar os conteúdos, inclusive na Educação Física. Refletindo acerca do exposto, percebeu-se a necessidade de investigar sobre a utilização das TICs na Educação Física escolar e na formação dos professores da área, enfocando a realidade da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, Ceará. O objetivo geral da investigação foi analisar a utilização das TICs na formação e na atuação desses professores. O estudo delineou-se em um enfoque qualitativo, e foi realizado com professores de Educação Física das duas escolas com maior número de matrícula de cada regional, perfazendo um total de 12 escolas e 22 professores. Na coleta de dados, foi utilizado o formulário para verificação das condições das instituições de ensino para o uso das TICs, o questionário para identificar o perfil geral dos participantes, a relação dos mesmos com as tecnologias, em âmbito pessoal e profissional, as atitudes em relação ao uso das TICs no processo educacional e, por fim, os obstáculos encontrados para a integração dos recursos nesse contexto. Ainda como forma de compreender melhor o posicionamento dos envolvidos, realizou-se entrevistas com seis dos 22 professores, os quais foram selecionados pela técnica de seleção dos extremos. Concluiu-se que os professores investigados são imigrantes digitais, ou seja, apesar de não terem nascido cercados de tecnologias, já conhecem, se adaptam e usufruem de algumas em seu cotidiano pessoal. Além disso, os participantes acreditam que as TICs são importantes no atual contexto, assim como no aprimoramento de suas intervenções. Ainda que façam uso das TICs em âmbito pessoal e se posicionem favoráveis à utilização desses recursos em suas aulas, o estudo mostrou que os participantes ainda estão iniciando de maneira tímida a implementação de recursos tecnológicos nas aulas de Educação Física. Dentre os motivos mais apontados pelo estudo como influenciadores dos resultados estão a insuficiente formação desses professores para o uso das TICs e falta de uma infraestrutura adequada à demanda das instituições em que lecionam. Apesar disso, algumas ações pontuais vêm acontecendo e podem colaborar positivamente, como a implantação do Plano Trienal de Tecnologias na Educação, elaborado com a colaboração dos professores durante o Seminário Municipal de Tecnologias na Educação, realizado em 2014. No entanto, é preciso que as mudanças estejam alinhadas às necessidades formativas dos professores, à realidade das escolas e buscando sempre para além do conhecer tecnologias diversas e saber manuseá-las, fomentar um trabalho que seja capaz de transformar, modificar e inovar o processo de ensino e de aprendizagem.

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