Tecnologias da Informação e Comunicação na Melhoria das Aulas de Educação Física
Por Vitor Vieira do Nascimento (Autor), Mário Sérgio Vaz da Silva (Autor).
Em Revista Magsul de Educação Física na Fronteira v. 3, n 2, 2018.
Resumo
No contexto da Educação Física, podem-se utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação como importanterecurso para arquitetar diversas ações de ensino, além do planejamento de aulas. Cabe ao professor utilizar as TICs de um modo que venham a serpontos positivos para a sala de aula e participação dos alunos. O presente trabalho tem por objetivo verificar se as tecnologias da informação e comunicação podem ser meios alternativos para a motivação da prática de atividades físicas. Este estudo foi uma pesquisa de revisão bibliográfica,sendo utilizadas as bases de dados do SCIELO, CAPES, BIREMEe LILACS para as pesquisas e seleção dos artigos. Forampesquisadose analisadosestudos sobre motivação, verificando fatores internos e externos para a adesão à prática de atividades físicas,fazendo-seuma analogia com as tecnologias da informação e comunicação como meio alternativo e diferenciado para motivar os alunos na prática de atividades físicas. Foi apontado por vários estudos que as TICs são aparatos e que podemser utilizadasna motivação dos alunos. Desta maneira,este estudo compreende que as mídias podem sim ter um impacto positivo perante as aulas de Educação Física, e podemos acrescentar, dizendo que melhora a participação dos alunos, além da criatividade, interesse e a criticidade do nosso mundo atual.