Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar e analisar as percepções de acadêmicos de Educação Física sobre a utilização de tecnologias digitais e seu processo de autorregulação. Caracterizada como quantitativa e exploratória, teve como participantes 47 alunos das disciplinas de Patologia Humana e Anatomia Humana do curso de Educação Física de uma universidade privada da região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados ocorreu no primeiro trimestre de 2019, por meio da aplicação de um questionário com questões fechadas e do tipo Likert, criado no Google Formulários e disponibilizado através de um link. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva, através dos escores das porcentagens apresentadas nas respostas. Os participantes indicaram que os professores utilizam tecnologias digitais em boa parte das aulas, e o Power Point destaca-se como o recurso mais frequente, o qual também foi apontado pelos estudantes como o de sua preferência para as aulas. Quanto ao tempo de conexão, grande parte do público investigado permanece conectado por várias horas ao dia; apesar disso, classificaram seus conhecimentos sobre tecnologias digitais como básicos ou intermediários. Quanto à autorregulação, os acadêmicos demonstraram preocupação em aspectos como aprender o máximo possível nas aulas e em não entender os conteúdos previstos. Outros pontos como saber o que fazer para aprender melhor o conteúdo e utilizar adequadamente o tempo de estudo apresentaram maior variação nos escores, o que indica que são aspectos a serem aprimorados no seu processo de autorregulação.

Referências

Almeida, C.M.M. (2018). Sequências didáticas eletrônicas com ferramentas metacognitivas no ensino superior do Brasil e Portugal: construção e avaliação [Tese Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Luterana do Brasil]. http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/331/326

Alves, D.C.L. (2018). O uso de tecnologias na sala de aula: percepção dos professores. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1-7. Anais. https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/246.

Acessar