Resumo
Esta pesquisa objetivou analisar como está à viabilidade do uso das Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino, investigando a forma de acesso, utilização e apropriação, a partir de um ciclo formativo com um grupo de professores. Na revisão de literatura foram observados aspectos histórico, filosófico, social e político da tecnologia; estudo científico dos efeitos da tecnologia em nosso cérebro; da tecnologia na educação em sua perspectiva histórica, sua estrutura e funcionamento; o impacto no equilíbrio físico e mental dos jovens, na Educação Física e nos efeitos da pandemia. Tratou-se de uma investigação descritiva dentro do conceito da pesquisa participante, com abordagem quantitativa, através de questionário e qualitativa com a entrevista e a participação dos professores no roteiro de atividades dentro do ciclo formativo. Na análise de dados feita através da codificação dos dados coletados verificou-se que a instituição pesquisada está insatisfatória em relação à estrutura para a aplicação da TDIC na correlação, laboratório de informática e rede WIFI; cursos de alfabetização tecnológica e aprofundamento; apoio técnico, pedagógico e falta de prioridade do seu dirigente e gestores, com necessidade de investimentos e ações concretas. A formação foi com interesse, produtividade e com possibilidades de serem reproduzidas dentro do contexto, com proposta viável para a instituição. O produto Educacional é um “Compêndio de práticas com as tecnologias digitais de informação e comunicação, para uma alfabetização midiática e informacional, em tempos de algoritmos"