Resumo

Tendo em vista a presença tão marcante dos celulares smartphones no contexto da escola básica, este trabalho teve como objetivo investigar como o celular, do ponto de vista do ensino e aprendizagem pode ser utilizado no contexto das aulas de Educação Física Escolar. A partir do objetivo central do estudo, deriváramos seguintes objetivos específicos: Mapear os diferentes usos e relações entre os estudantes desta pesquisa e seus celulares smartphones; Identificar os usos do celular por discentes no contexto pessoal, escolar e, da Educação Física escolar; Analisar com os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, os possíveis usos do celular enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem no contexto da Educação Física Escolar. Este estudo justifica-se por compreendermos o quanto o conteúdo midiático é responsável pelas representações sociais construídas por jovens em idade escolar e por haver atualmente grande dificuldade na Educação Básica, particularmente nos anos finais do ensino fundamental, em materializar uma proposta crítico-reflexiva sobre esta temática. Para tal, desenvolvemos uma investigação de abordagem qualitativa, envolvendo diversos instrumentos e técnicas de pesquisa. Inicialmente, realizamos um mapeamento exploratório a partir da aplicação de questionários aos alunos do oitavo e nono anos, com idade entre treze e dezessete anos

Acessar Arquivo