Resumo

Esta investigação teve o objetivo de conhecer o panorama do trabalho docente de profissionais de Educação Física, no que diz respeito à formação inicial e continuada para o uso das tecnologias digitais (TD) e aos modos que têm sido assumidos os recursos e ferramentas digitais na prática pedagógica. Para isso, foi aplicado um questionário a 48 docentes que atuam nas escolas da rede de ensino pública estadual do Espírito Santo (localizadas nos municípios de Fundão, Santa Teresa, Serra e Vitória) e que estão jurisdicionadas à Superintendência Regional de Educação Carapina. Como resultado, pôde-se verificar que, a despeito de grande parte dos docentes inserir recursos e ferramentas tecnológicas nas suas respectivas práticas de ensino, os participantes da pesquisa apontaram possuir formação inicial e continuada ainda distante das expectativas definidas pela Resolução nº 2 de 1º de julho de 2015, que trata da preparação e capacitação para o uso das TD, o que revela a necessidade de promoção e implementação de ações de caráter formativo para os professores do componente curricular de Educação Física que fazem parte do quadro do magistério da Secretaria de Estado da Educação.

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