Resumo

Na sociedade tecnológica contemporânea, as trocas de experiências e/ou informação ganham magnitude e velocidade nunca antes constatadas ao longo do processo de acumulação do conhecimento humano. O objetivo deste estudo qualitativo foi o de destacar a contribuição dos relatos nacionais de experiências significativas demandadas no contexto das atividades de aventura como veículo e objeto educativos corresponsáveis no processo de desenvolvimento humano. A pesquisa exploratória qualitativa, ilustrada quantitativamente, elegeu categorias de análise documental dos anais dos CBAAs de 2006 a 2011. Os resultados, revelando as mais curiosas demandas na área, apontaram expressivo interesse no debate de idéias oportunizado pelas trocas de experiências interpessoais acadêmicas, como também aliadas na construção, estruturação e consolidação do conhecimento pertinente às atividades de aventura, uma dentre as opções no universo do lazer. Na abordagem total dos 386 estudos analisados no referido período predominaram em 119 (61,08%) os relatos, sendo 92 (31,08%) pôsteres e 27 (30,00%) comunicações orais. Com os dados coletados, esse estudo reiterou a efervescência e inquietações existentes nas práticas de aventura instigadas pelas tecnologias de informação e comunicação atuais, seja pela sua diversidade, orientações sobre os locais mais adequados e próximos para vivenciá-las, seja pelos itens de segurança e cuidados a elas necessários, seja pela socialização dos benefícios biopsicosociopedagógicos e culturais que propiciam aos seus adeptos. Estreitar a relação entre as experiências relatadas e oportunizar políticas públicas e/ou privadas nessa direção foi outro desafio que se instalou.

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