Tecnologias e Recreação em Hotel Aceitação de Pais Sobre Inserção de Atividades Remasterizadas no Programa de Recreação
Por Luis André Pereira de Oliveira (Autor), Júlio de Mesquita Filho (Autor).
Resumo
Esse estudo qualitativo investigou a aceitação dos pais sobre a incorporação de atividades recreativas remasterizadas, utilizando tecnologia virtual, ao programa de recreação, para crianças de 6 a 12 anos, em dois ambientes: 1- hotel (urbano) e 2- hotel-fazenda, do Circuito das Águas Paulista. Aplicou-se um questionário misto, a uma amostra intencional de 34 pais, após a participação das crianças em caça ao tesouro com WhatsApp. Os dados foram analisados descritivamente, por meio de Análise de Conteúdo, com duas categorias: 1- hotel e 2- hotel-fazenda. Os resultados apontam que os índices de rejeição e aceitação dos pais, em ambos os ambientes, sobre a incorporação de atividades recreativas remasterizadas, foram bem semelhantes, entretanto foram apontadas ressalvas, como a utilização por tempo limitado e controlado, a necessidade de adequação do conteúdo à faixa etária e a manutenção das atividades dinâmicas.
Downloads
Referências
AVRAHAM, E.; KETTER, E. Tourism Marketing for Developing Countries: Battling Stereotypes and Crises in Asia, Africa and the Middle East. London: Palgrave Macmillan, 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério Do Turismo. Últimas notícias, Brasília, 2017. Disponível em: <https://www.turismo.gov.br/ultimas-noticias/7621-faturamento-do-turismo-nacional-no-%C3%BAltimo-trimestre-de-2016-supera-em-37-estimativas-do-setor.html>. Acesso em: 20 jul. 2017.
BRASIL. Ministério Do Turismo. Regulamento do sistema oficial de classificação de meios de hospedagem, Brasília, 2011. Disponível em: https://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/ Acesso em 19 jul. 20117.
BRAZTOA. Anuário 2015. Disponível em: http://braztoa.com.br Acesso em: 17 jul. 2017.
BUHALIS D.; LAW R. Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the Internet - The state of e-Tourism research. Tourism Management, Oxford, v. 29, n. 4, p. 609-623. 2008.
CAMARGO, L. O. L. Educação para o lazer. São Paulo, Editora Moderna, 1998.
CASTRO, M. S. Modelo da atividade Recreação: módulo programação. Rio de Janeiro: SESC, 2007.
DUMAZEDIER, J. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo, SESC, 1980.
FRANCO JUNIOR, C. F. e-Business: tecnologia da informação e negócios na internet. São Paulo: Atlas, 2001.
KIM, H.-B. Perceived attractiveness of Korean destinations. Annals of Tourism Research, v. 25, n. 2, p. 340-361, 1998.
LOUGHLIN, A. J. Recreodinámica del adolescente: motivación y tempo libre. Buenos Aires: Livrería del Colegio, 1971.
MELIAN-GONZALEZ, S.; BULCHAND-GIDUMAL, J. A model that connects information technology and hotel performance. Tourism Management, Oxford, v. 53, p.30-37, 2016.
MIKULIC, J.; MILICEVIC, K.; KRESIC, D. The relationship between brand strength and tourism intensity: empirical evidence from the EU capital cities. International Journal of Culture Tourism and Hospitality Research, v. 10, n. 1, p. 14-23, 2016. Disponível em: <://WOS:000374142700003>.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, [Bradford], v. 9, n. 5, p. 1-6, Oct. 2001. Disponível em: http://doi.org/10.1108/10748120110424816 Acesso em: 17 jul. 2017.
SCHWARTZ, G. M. O conteúdo virtual do lazer: contemporizando Dumazedier. Licere, v. 6, n. 2, p. 23-31, 2003.
SCHUSTER, M. S. Personalidade de destino - a aproximação entre consumidores e os destinos turísticos'. 2017. 238 f. tese (Doutorado em administração), Faculdade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.
SHAO-XIONG, Y. A. N. G. Recreation and Creativity: The Aspirations of the Functional Value of the Traditional Chinese Martial Art [J]. Journal of Fujian Normal University (Philosophy and Social Sciences Edition), v. 2, p. 026, 2012.
TEODORO, A. P. E. G.; SCHWARTZ, G. M. . Oficina de vivências dentro dos interesses culturais de lazer - virtuais. In: AZEVÊDO, Paulo Henrique; BRAMANTE, Antônio Carlos. (Org.). Gestão estratégica das experiências de lazer. 1ed.Curitiba-PR: Appris, 2017, v. 1, p. 311-317.
YOON, Y.; UYSAL, M. An examination of the effects of motivation and satisfaction on destination loyalty: a structural model. Tourism Management, Oxford, v. 26, n. 1, p. 45-56, Feb 2005. Disponível em: <://WOS:000225817200005>.
Publicado
2018-12-23
Como Citar
Oliveira, L. A. P. de, & Schwartz, G. M. (2018). Tecnologias e Recreação em Hotel. LICERE - Revista Do