Sobre
Resumo Executivo
O presente estudo, Tecnologias na educação: construção de políticas públicas, desenvolvido entre 2021 e 2022, é relatado pelas deputadas Angela Amin e Professora Dorinha Seabra Rezende e conduzido com o apoio técnico da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados. O trabalho foi dividido em três etapas. A primeira compreendeu a prospecção e contextualização do tema junto a representantes dos setores público e privado, incluindo gestores, auditores, professores, sociedade organizada e academia. As atividades incluíram eventos externos, reuniões, audiências públicas e organização de webinário. Como resultado dessa etapa, percebeu-se que o escopo do estudo deveria se circunscrever, para manter sua qualidade e foco, à educação básica pública, em razão das especificidades e diversidade de áreas na educação superior. Ficam, no entanto, registradas neste estudo as contribuições sobre o tema na educação superior apresentadas em reuniões e no webinário realizado. Essa fase também foi produtiva para identificar o conjunto de ações e programas em andamento na administração federal que serviram de caminho para análise da situação atual e das possibilidades de encaminhamento do tema de políticas de integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação. Como forma de estruturar o estudo, definiu-se que os temas de infraestrutura tecnológica e formação de professores exigiriam uma abordagem separada mais aprofundada ou com espaço para outras reflexões à parte da linha central de estudo das políticas federais na área da educação voltadas para a integração com as TDICs. Em uma segunda etapa, o trabalho foi aberto a especialistas externos para apresentarem suas contribuições ao tema e, por fim, em uma terceira etapa, foram analisados subsídios oferecidos por especialistas e informações colhidas ao longo do estudo cuja reflexão resultou nas ações parlamentares propostas, além desta publicação