Resumo

As novas tecnologias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e no seu cotidiano. O acesso à informação atualmente é sem dúvida maior do que o das gerações passadas. Nos últimos anos, a evolução da internet conduziu as pessoas à Web 2.0 e ao aparecimento de ferramentas e aplicações online, cada vez mais interativas e colaborativas. Neste sentido, as instituições escolares passam a possuir um novo desafio, que seria incorporar as TIC nas aulas, bem como desenvolver e avaliar práticas pedagógicas aplicadas a este contexto. Desta forma, com os conhecimentos interligados aos recursos tecnológicos, seria possível desenvolver e aprimorar conteúdos interativos em blogs, e-mails, plataformas on-line, redes sociais, sites especializados, jogos digitais, entre outros, possibilitando novas maneiras de ensinar e aprender, de modo a motivar os alunos, a proporcionar autonomia a eles e a integrá-los no processo de ensino-aprendizagem. Todavia, inovar por meio de tecnologias, representa um risco inevitável que diversos profissionais têm que enfrentar, uma vez que esta inovação atinge e condiciona todo processo de atualização, além de escolas com condições precárias de acesso à rede. Neste sentido, objetiva-se investigar as condições de trabalho do professor, em relação ao uso das tecnologias em suas aulas, bem como suas dificuldades na manipulação das mesmas. Para isso, foi realizada uma entrevista com dois professores de Educação Física da rede pública estadual de ensino, do município de Rio Claro/SP, ambos professores de escola de tempo integral, com questões referentes à temática proposta. As entrevistas foram realizadas no intervalo das aulas e foram gravadas pela pesquisadora do estudo por um gravador de áudio. Como resultados, os professores apontaram ter ferramentas tecnológicas para utilizarem em suas aulas e têm todo apoio da equipe escolar, mas sentem dificuldades de manejo de algumas ferramentas, há certo rigor da parte da direção em utilizar celular e redes sociais com fins educacionais, já que o uso de celular é proibido por lei dentro da escola e o acesso à rede é precário. Desse modo, este estudo reforça a importância da busca por novos métodos de ensino e de que é imprescindível que haja ainda espaço para se pensar na educação diante das tecnologias, refletindo sobre as possibilidades de aprendizagem que estas ferramentas podem significar para os alunos, bem como em novas metodologias e estratégias didáticas nas aulas de Educação Física que podem ser utilizadas. Portanto, é necessário promover debates sobre a inserção das tecnologias na educação como uma possibilidade de aprendizagem que podem ser implementadas nas aulas de Educação Física, promovendo uma aprendizagem mais atrativa e significativa.

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