Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória
Por Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis (Autor).
Resumo
A educação ambiental crítica e emancipatória exige que os conhecimentos
sejam apropriados, construídos, de forma dinâmica, coletiva, cooperativa,
contínua, interdisciplinar, democrática e participativa, voltados para a construção
de sociedades sustentáveis. Este artigo trata dos temas ambientais
como temas geradores para a educação ambiental, inspirados na pedagogia
Paulo Freire, para quem educar é um ato de conhecimento da realidade concreta,
das situações vividas, um processo de aproximação crítica da própria
realidade: compreender, refletir, criticar e agir são as ações pedagógicas pretendidas.
Os temas geradores são, portanto, estratégias metodológicas de um
processo de conscientização da realidade opressora vivida nas sociedades
desiguais; são o ponto de partida para o processo de construção da descoberta,
e, por emergir do saber popular, os temas geradores são extraídos da prática de vida dos educandos, substituindo os conteúdos tradicionais e
buscados através da pesquisa do universo dos educandos. O caráter político
da pedagogia freireana faz-se presente, de forma radical, nos temas geradores,
isto é, temas geradores só são geradores de ação-reflexão-ação se forem
carregados de conteúdos sociais e políticos com significado concreto para a
vida dos educandos. Assim, as propostas educativas ambientais
conscientizadoras podem tomar os temas ambientais locais como temas
geradores desta ação conscientizadora, desde que estes temas contenham
conteúdos socioambientais significativos para os educandos e sejam definidos
coletiva e participativamente.