Resumo

As fotografias que compõem a exposição “Temas contemporâneos nas aulas de Educação Física Escolar” são um conjunto de seis fotos que retratam (um recorte muito pequeno) as problematizações realizadas durante um período letivo com estudantes do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho, uma escola em seu primeiro ano de implantação do Projeto Escola da Escolha de Tempo Integral (em plena pandemia), no Município de Laranjeiras do Sul. A escola está inserida em área periférica e tem a maior distorção idade/série do Estado do Paraná. As fotos apresentadas são resultado de uma série de práticas pedagógicas que tiveram como objetivo problematizar a cultura corporal e articular temas contemporâneos, permitindo novas possibilidades de ler o mundo, não só com criticidade e reflexão, mas articulando temas sociais, ambientais, culturais, históricos, etc. A partir dos conceitos apresentados pelo autor Boaventura de Sousa Santos, ecologia de saberes e de Paulo Freire, educação popular e não bancária traçamos um planejamento que não levou em consideração o engessamento dos conteúdos, antes propomos uma maneira contra hegemônica de dialogarmos durante as aulas de EFE considerando o momento pandêmico, o retorno parcial e o ensino híbrido. Os temas partiram da sugestão dos estudantes: realidade brasileira, respeito aos idosos, combate ao preconceito e racismo, diversidade, mídias, meio ambiente, inclusão e respeito às mulheres, vida saudável, qualidade de vida, combate ao suicidio e corpo perfeito. A sequência compõe: Anos Finais: 1. Bocha Paralímpica; 2. Golbol; 3. Paratletismo - Lançamento de Martelo. Ensino Médio: 4. Handebol de cadeiras de rodas (visita dos estudantes ao Centro Universitário FAG; 5 e 6. Paratletismo - Lançamento de Martelo. Os estudantes realizaram pesquisas, visitas a espaços relacionados ao tema das aulas, rodas de conversa com convidados, produção de discos de atletismo e exposições, vivências pedagógicas práticas, intervenções na escola, debates regrados, e demais atividades.

Acessar