Temas Para Atividades Rítmicas e Expressivas na Educação Física Escolar
Por Telma Cristiane Gaspari (Autor), Glauber Bedini de Jesus (Autor), Ana Cristina Bonfá Rodrigues (Autor), Amarilis Oliveira Carvalho (Autor), Carolina Strausser de Sá (Autor), Fernanda Moreto Impolcetto (Autor), Gisely Rodrigues Brouco (Autor), Heitor de Andrade Rodrigues (Autor), Janaina Demarchi Terra (Autor), Luciana Venâncio (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A Educação Física escolar, atualmente, tem como finalidade tratar os conteúdos da
cultura corporal de movimento. Dentre eles destacamos: jogos e brincadeiras, esportes,
ginásticas, atividades rítmicas e expressivas, lutas, capoeira, práticas corporais
alternativas e atividades físicas e alternativas junto à natureza. O grupo de estudos
LETPEF (Laborátório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física)
preocupou-se em verificar quais são os elementos de cada um desses conteúdos
passíveis de serem estudados na escola bem como as estratégias de aulas. Para tanto,
através de revisão da literatura, buscamos temas pertinentes a cada um desses
conteúdos e exemplos de aula. O objetivo deste trabalho foi apresentar os temas
pertinentes ao conteúdo atividades rítmicas e expressivas e exemplificar com uma
possível aula de abordagem do mesmo. Os temas elencados foram: 1)O que é cultura
e cultura corporal de movimento; 2) Arte e ligação com o corpo na arte; 3) Produção
cultural artística; 4) Sons e corpo, ritmo e métrica; 5) Dança e método Laban; 6)
Sexualidade e gênero; 7) Festas Folclóricas; 8) Cultura hip hop: segregação racial; 9)
Brasil: suas danças e seus sons. Destes temas elaboramos aulas seguindo um roteiro
estipulado pelo grupo. Apresentaremos uma delas - Festas Folclóricas. Roda: neste
ítem procuramos instruir o professor(a) para envolver os alunos no tema e fazer
uma avaliação diagnóstica; Vivência: conduzir os alunos a experimentar com seus
corpos o tema abordado como o Carnaval; Discussão: questionar os alunos sobre a
vivência anterior e dialogar sobre as sensações obtidas; Leitura: sugerimos textos
para ampliar as informações sobre o tema; Tarefa: dividir a classe em grupos para
pesquisar sub-temas como figuras carnavalescas, máscaras e fantasias e preparar tal
estudo na forma de cartazes; Curiosidades: diferenças dos carnavais nos Estados
basileiros. Esperamos com este trabalho analisar com mais propriedade as questões
relacionadas à sistematização, organização e estratégia no trato pedagógico das aulas
de Educação Física.