Temas recorrentes e emergentes em pedagogia do esporte: análise a partir dos anais do Conipe
Por Ana Beatriz Silva Sena (Autor), Ana Karolina Silva Sena (Autor), Tathyane Krahenbühl (Autor), João Cláudio Braga Pereira Machado (Autor), Lucas Leonardo (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
: O Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte (CONIPE) representa um relevante cenário para a análise das principais temáticas em Pedagogia do Esporte. O CONIPE reúne pesquisadores de renome nacional e internacional, promovendo um ambiente propício para troca de experiências e divulgação de investigações sobre a prática pedagógica no contexto esportivo. Objetivo: Identificar os temas recorrentes e emergentes temas investigados em Pedagogia do Esporte na atualidade. Metodologia: Este estudo utilizou uma abordagem documental para analisar os 350 resumos científicos das edições de 2016, 2018 e 2022 do CONIPE, disponíveis na Revista Corpoconsciência. A análise de conteúdo categorizou os temas abordados, permitindo a identificação dos temas presentes no evento. Resultados: Os resultados indicam uma predominância dos temas “Análise de Desempenho/Jogo” e “Abordagens/Modelos de Ensino-Treino”, ao longo das três edições, com 24,5% e 18,0% dos resumos, respectivamente. Outros temas relevantes incluem “Formação de Treinadores”, com 14,5%, e “Formação de Atletas”, com 9,1%, refletindo um interesse contínuo na temática. Notavelmente, temas emergentes como “Esporte e Mulheres” ganhou destaque nas últimas edições, indicando uma tendência de ampliação das discussões para incluir perspectivas de gênero na prática esportiva. Por outro lado, áreas como “Esporte e Pessoa com Deficiência” ainda carecem de maior representatividade no evento, sugerindo uma necessidade de maior inclusão e estudo dessas temáticas nos futuros congressos. Conclusões: A análise dos resumos do CONIPE revelou um panorama abrangente das áreas de investigação atuais em Pedagogia do Esporte. Destaca-se um crescente interesse na "Formação de Treinadores" e nos estudos dedicados às "Mulheres no Esporte", indicando uma possível evolução temática do evento. Para promover avanços significativos, é essencial fomentar estudos interdisciplinares e colaborativos que abordem questões emergentes com maior profundidade, ampliando o impacto e a aplicação das pesquisas na prática esportiva.