Temas Transversais e a Educação Física Escolar

Parte de Caderno de formação Formação de Professores Bloco 02 - Didática dos Conteúdos . páginas 76 - 89

Resumo

Este texto tem o propósito de discutir os temas transversais e a possibilidade de tratá- -los na escola, mais especificamente nas aulas de Educação Física. Mas, o que são temas transversais? Quando eles surgiram no Brasil? Quais as concepções que estão por trás destas temáticas? Quais são? Como é possível ensinar temas transversais? Estas são algumas questões que este capítulo buscou abordar, o que não significa esgotar tais temáticas, mas sim fornecer uma introdução ao leitor das primeiras ideias a respeito dos temas sociais emergentes e da sua aplicação na Educação Física. O que são Temas Transversais Os Temas transversais, de forma bastante simples, contemplam os problemas da sociedade brasileira, buscando em sua abordagem encontrar soluções e conscientizar os sujeitos acerca dessa necessidade, por isso são trabalhados na escola e em outras instituições educacionais. Os temas transversais citados pelos PCNs (BRASIL, 1997; 1998) são: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação Sexual, como também Trabalho e Consumo. Embora, seja possível identificar outros temas de interesse, de acordo com o contexto específico de cada grupo social.Esses temas foram propostos para toda a escola, ou seja, devem ser tratados por todas as disciplinas escolares, inclusive pela Educação Física. Logo, sua interpretação pode se dar entendendo-os como as ruas principais do currículo escolar que necessitam ser atravessadas/ cruzadas por todas as disciplinas. No entanto, é preciso esclarecer que há diferentes formas de se compreender o que significa essa transversalidade. Araújo (1998), por exemplo, propõe pelo menos três modos diferentes de se compreender os temas transversais e a sua inserção na escola.