Tematização do forró na educação física escolar: um relato de experiência do projeto de extensão educação física escolar na perspectiva inclusiva
Por Beatriz Coutinho Sant’ Anna (Autor), Julia Cavalcanti Pimentel (Autor), Lívia Farias Campos Fernandes (Autor), Michele Pereira de Souza da Fonseca (Autor).
Resumo
O Projeto de Extensão Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PEFEPI) é uma ação do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (LEPIDEFE), vinculado à Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD - UFRJ). O projeto é realizado em parceria com docentes de Educação Física (EF) de uma Escola Municipal localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é proporcionar colaborativamente ações mais inclusivas nas aulas de EF, buscando ampliar a participação de todos/as e minimizar exclusões, sejam elas por gênero, questões étnico-raciais, classe, deficiências e outras. Na busca de romper e desconstruir um histórico na Educação Física Escolar excludente, que privilegia a aptidão física e a performance, sendo majoritariamente esportivizante e biologicista, nos embasamos em um conceito de inclusão amplo, processual, dialético e infindável que visa atingir a todas as pessoas, entendendo as diferenças como vantagem pedagógica e não como sinônimo de desigualdade (SAWAIA, 2017; BOOTH E AINSCOW, 2011; SANTOS, FONSECA E MELO, 2009; CANDAU, 2020). Para isso, utilizamos como estratégias pedagógicas inclusivas a diversificação de conteúdos (FONSECA E RAMOS, 2017) e o ensino colaborativo a fim de ampliar a participação de todos/as e estimular o interesse nas aulas de forma horizontalizada e dialógica com inspirações Freireanas. Este resumo tem por objetivo relatar a experiência de extensionistas do PEFEPI com turmas regulares de 6º, 7º ano e Programa de Educação para Jovens e Adultos (PEJA) - que também contemplam público-alvo da Educação Especial - no segundo bimestre de 2022 no bloco de conteúdos Danças, tematizando o forró. A metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação (THIOLLENT, 2011). O PEJA reúne um grupo muito heterogêneo e é um grande desafio contemplar a todos/as nas aulas. Nesse tema, buscamos alcançar este objetivo em uma aula, através de um jogo que abordou elementos, história e características do Forró de forma lúdica. Nas turmas de 6º e 7º (sendo duas de cada ano), tratando de um grupo muito grande e diverso, buscamos diferentes estratégias para tematizar o forró, com o intuito de despertar o interesse, construindo em conjunto uma contextualização dos elementos históricos-regionais-culturais da modalidade. Em ambos os grupos, experimentamos com eles/as a própria dança gradativamente com passos básicos e músicas que sugeriram, de forma que se sentissem confortáveis para a dança em par, não identificando dificuldades explícitas em dançar com gêneros diferentes. Daí a importância da diversificação de conteúdos, pois os/as estudantes narraram que ainda não tinham vivenciado o forró nas aulas de EF.