Tematizando as brincadeiras africanas na EMEI Nelson Mandela

Por Tathiana Gonçalves (Autor), Leonardo de Carvalho Duarte (Autor).

Parte de Escrevivências da Educação Física Cultural - Vol. 1 . páginas 208 - 220

Resumo

Neste texto relatamos uma experiência de tematização de brincadeiras africanas, desenvolvida entre os meses de agosto e dezembro de 2018, no Grupo Terra, composto por 29 crianças entre 4 e 6 anos, da Escola Municipal de Educação Infantil Nelson Mandela. A escola foi inaugurada em 1955, e está localizada no Bairro do Limão, no distrito do Limão, localizado na parte Noroeste da Zona Norte do município de São Paulo. A EMEI Nelson Mandela está vinculada à Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia do Ó/Brasilândia. Até junho de 2016 chamava-se EMEI Guia Lopes passando à nova denominação em 28/06/2016, através da Lei 16.463/20161 . Ao final de 2017, por decisão do conselho escolar, a instituição aderiu ao programa de educação integral da SME-SP. No ano seguinte, as crianças frequentaram a escola das 8h às 16h. Outra característica é a constituição de grupos multietários com crianças de 4, 5 e 6 anos na mesma turma. As motivações para iniciar a tematização foram a articulação com o projeto político pedagógico da unidade e a lei 10.639/03, que dispõe sobre o ensino da história e cultura afro-brasileiras. Nossa escola desenvolve um trabalho implicado com as questões étnico-raciais que atravessam os projetos e as práticas cotidianas. Em 2018, celebramos o centenário de Nelson Mandela, patrono da unidade, e os valores civilizatórios afro-brasileiros foram temas abordados em todas as turmas. Partiu daí a definição das brincadeiras africanas como práticas corporais a serem tematizadas.