Tematizando os Jogos Cooperativos na Educação Física Escolar
Por Sarah Jully Sousa da Mota (Autor), Carliane Cardoso dos Reis (Autor), Pablo Rafael Coelho Ribeiro (Autor), Rosa Maria Rayol Reis (Autor), Anibal Correia Brito Neto (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Esta experiência pedagógica integra as ações de um curso de graduação em Licenciatura em Educação Física. Aborda o eixo formativo destinado aos conhecimentos clássicos da área, especificamente de uma disciplina voltada aos fundamentos e métodos do jogo. A singularidade dessa dimensão curricular está no seu caráter aplicado, como medida que visa assegurar a indissociabilidade entre teoria e prática. Nesse sentido, as teorias do jogo são apreendidas com o propósito de instrumentalizar o ensino deste conteúdo nos distintos ambientes educacionais. Como requisito avaliativo da disciplina, propôs-se aos acadêmicos o desenvolvimento de uma sequência didática que tematizasse determinada modalidade de jogo. A opção relatada neste trabalho se configura em função de analisar o nível de aceitação e envolvimento de alunos do 1º ano do ensino fundamental em vivências com jogos cooperativos.