Tempo de Reação e Equilíbrio de Escolares com e Sem Professor de Educação Física nas Séries Iniciais
Por Rosenan Brum Rodrigues (Autor), Sara Teresinha Corazza Kroth (Autor), Luciana Erina Palma (Autor), Elisandra Postai (Autor), Juliana Izabel Katzer (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar o nível de equilíbrio e o tempo de reação de escolares com e sem professor de Educação Física nas séries iniciais e identificar o cotidiano e as vivências motoras dos mesmos. Participaram do estudo 76 escolares do 5° ano. A avaliação das variáveis foi realizada por dois testes do TBO 14, para avaliar o cotidiano e as vivências motoras dos alunos utilizou-se uma entrevista. As variáveis foram tratadas estatisticamente através do Teste t, com nível de significância de 5%, no qual não se houve diferença estatisticamente significativa. Nas entrevistas os resultados revelaram que a maioria dos alunos que não vivenciou educação física participa de atividades físicas fora da escola (60%), o que pode ter influenciado os resultados dos testes.