Tempo e Movimento: o Futebol na Pintura Brasileira
Por Lucia Teixeira (Autor).
Resumo
O artigo discute modos de dar visibilidade estética ao movimento desencadeado num campo de futebol e em seus entornos sócio-históricos. Para isso, analisa trabalhos de Djanira, Portinari, Rebolo, Claudio Tozzi, Nelson Leirner e Osgemeos, detendo-se na questão da presença sensível que institui um ritmo na articulação entre o tempo, o espaço e o corpo do sujeito. As imagens de diferentes momentos históricos da arte brasileira, analisadas sob a perspectiva da semiótica plástica, permitem reconstituir uma linha temporal que associa o futebol a paixões que vão da idealização romântica ao pragmatismo do mercado.
Referências
AUMONT, Jacques. O olho interminável – cinema e pintura. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
CLAUDEL, Paul. L’oeil écoute. Paris: Gallimard, 2003.
FLUSSER, Vilém. Gestos. São Paulo: Annablume, 2014.
FONTANILLE, Jacques; ZILBERBERG, Claude. Tensão e significação. São Paulo: Humanitas, 2001.
GONÇALVES, Lisbeth R. São Paulo, 28 abr. 2009. Entrevista [concedida a Regina Rocha]. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2016.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.
LANDOWSKI, Eric. Modos de presença do visível. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de. Semiótica plástica. São Paulo: Hacker, 2004, p. 97-112.
MICHAUX, Henri. Oeuvres completes, tomo 2. Paris: Gallimard, 2001. [Collection La Pleiade].
MORAIS, Frederico. Futebol e arte. In: SEFFRIN, Silvana (org.). Frederico Morais. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.
PEREIRA, Felipe. Avião da seleção na Copa do Mundo terá pintura dos grafiteiros OSGEMEOS. UOL, São Paulo, 26 maio 2014. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2016.
PORTFOLIO BRASIL. Artes plásticas. Rubens Gerchman. São Paulo: J. J. Carol, 2007.
TEIXEIRA, Lucia. Notas para um estudo do ritmo nas semióticas visuais. Coleção Mestrado em Linguística – dossiê Sentidos em movimento: identidade e argumentação, São Paulo: UNIFRAN, 2008, v. 3, p. 159-180.
TEIXEIRA, Lucia. Ritmos do futebol na pintura brasileira. In: MENEZES, Raquel; MIRANDA, Fernando (orgs.). Pequena morte – futebol-arte. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2010, p. 39-45.
WISNIK, José Miguel. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
ZILBERBERG, Claude. Du tempo en peinture. Actes Semiotiques, Limoges, n. 118, 2015. Disponível em: . Acesso em: jan. 2016.
ZILBERBERG, Claude. Síntese da gramática tensiva. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, São Paulo, v. 33, n. 25, 2006, p. 163-204.
ZILBERBERG, Claude. Observações sobre a base tensiva do ritmo. Trad. Lucia Teixeira e Ivã Carlos Lopes. Estudos semióticos, São Paulo, v. 6, n. 2, 2010, p. 1-13. Disponível em: . Acesso em: jan. 2016.
OBRAS VISUAIS:
DJANIRA. Futebol. Nanquim sobre papel. 16x24cm. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2016.
DJANIRA. Fla x Flu (1975). Acrílica sobre tela. 96 x 161,5 cm. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2016.
LEIRNER, Nelson. Futebol (2000). Maquete. 120x90cm. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2016.
OSGEMEOS. Avião da seleção [grafite]. In: PEREIRA, Felipe. Avião da seleção na Copa do Mundo terá pintura dos grafiteiros OSGEMEOS. UOL, São Paulo, 26 maio 2014. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2016.
PORTINARI, Cândido. Futebol (1935). Óleo sobre tela. 97x130cm. Coleção particular. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2016.
REBOLO, Francisco. Futebol (1936). Óleo sobre tela. 86x36cm. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2016.
TOZZI, Claudio. A dança do futebol (1997). Acrílica e óleo sobre tela. 245x190cm. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2016.