Resumo

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa, em construção, decorre do processo de elaboração do trabalho de conclusão de curso da discente e, se desvela a partir da seguinte questão: como é usado o tempo livre das crianças em idade pré-escolar e, qual espaço-tempo é destinado ao brincar? O objetivo geral é investigar o uso do tempo livre das crianças em idade pré-escolar e o tempo do brincar. Para sua construção, foram delineados os objetivos específicos que seguem: Identificar o contexto da infância nos dias atuais; Analisar o uso do tempo livre de crianças em idade escolar; Compreender o espaço do brincar nos dias atuais e, a importância da mediação do professor de educação física. Justifica-se pela necessidade percebida em aprofundar os estudos relacionados ao tema, ponderada a importância do brincar para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças em idade escolar. A partir da percepção da realidade e, com a culminância dos estágios obrigatórios da formação em Educação Física, houve a inquietação sobre a importância do uso do tempo livre na construção da lógica do brincar e, observou-se a carência da existência desse tempo. Se trata de uma investigação de abordagem qualitativa. Foi realizado o estado da arte, a partir do levantamento bibliográfico de artigos na língua portuguesa, publicados do período de 2009 a 2019 nas bases de dados Scopus, Scielo e LILACS utilizando os descritores: brincar, criança, tempo livre e educação física. Foram encontrados 82 artigos nas bases de dados e, apenas oito foram avaliados na íntegra.

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