Editora Sulina. Brasil 2012. 207 páginas.

Sobre

O presente livro apresenta diversos estudos sobre o tempo livre e o lazer na adolescência. Seu prólogo situa a questão do ócio na pós-modernidade e demarca os entendimentos sobre tempo livre na atualidade. Segundo Dumazedier, na sua teoria das 3Ds, o tempo livre é um tempo dedicado ao desenvolvimento, descanso e diversão. Os primeiros capítulos enfocam temas que fizeram parte das intervenções psicoeducativas sobre o tempo livre com adolescentes. Módulos como Construção de Projeto Vital, Habilidades e Recursos para o Tempo Livre, e Protagonismo Juvenil fazem parte desta trajetória de aprendizagem e de experimentação que os adolescentes percorreram. O livro apresenta também estudos sobre hábitos de lazer e esporte entre os adolescentes, salientando a importância das diferentes atividades de lazer para a formação dos jovens. Tempo Livre e Lazer na Adolescência: promoção da saúde, intervenção e pesquisa vem ao encontro de uma perspectiva positiva da saúde e de orientação para a vida, em que o tempo muitas vezes “perdido”, especialmente nos períodos em que os adolescentes não estão na escola, pode ser visto como uma ferramenta de desenvolvimento e realização. Esse tempo que chamamos de “livre”, que deveria ser autocondicionado, ou seja, determinado pelo próprio sujeito, passa a ser, numa sociedade mercantilizada, um tempo heterocondicionado, em que os valores do ócio consumista podem conduzir o sujeito a esvaziar de conteúdo e de sentido sua própria vida e seu futuro.

Acessar