Tempo de Reação e Desempenho Motor do Nado Crawl em Diferentes Estágios de Aprendizagem
Por Érico Felden Pereira (Autor), Clarissa Stefani Teixeira (Autor), Jane Maria Carvalho Villis (Autor), Sara Teresinha Corazza Kroth (Autor).
Em Fisioterapia em Movimento v. 22, n 4, 2009. Da página 585 a 594
Resumo
INTRODUÇÃO: O tempo de reação, considerado uma importante capacidade motora, forma, em conjunto com outras, uma base motora que permite às pessoas executarem tarefas de movimentos mais complexos com diferentes níveis de desempenho. OBJETIVO: Investigar a relação entre os desempenhos nas avaliações dos tempos de reação simples e de escolha com o desempenho motor do nado crawl em diferentes estágios de aprendizagem. MÉTODO: a amostra foi formada por 57 sujeitos, de ambos os sexos, com idade média de 21,52 (1,88) anos. Para avaliação do nado crawl foi utilizado um teste que permite avaliar e pontuar o desempenho técnico do nado. A avaliação dos tempos de reação foi realizada por meio de um software que mensura o tempo entre um estímulo visual e a retirada do dedo de uma tecla. RESULTADOS: Verificou-se correlação estatisticamente significativa entre o desempenho do nado e tempo de reação no grupo geral. Considerando os estágios de aprendizagem houve correlação significativa no grupo iniciante: tempos de reação simples e de escolha (r= -0,845 e r= -0,850) e avançado: tempo de reação de escolha (r= -0,471). CONCLUSÃO: Os resultados apontam que o tempo de reação possui uma importância geral para o desempenho do nado, apresentando uma relevância maior nos grupos iniciante e avançado e remetem a possibilidade de uma programação motora incompleta no início do nado, havendo a necessidade da busca de novos planos motores para a coordenação durante a execução do movimento diante das exigências estruturais e ambientais da tarefa.