Resumo

Antecedentes: Sentar por um período prolongado é considerado prejudicial à saúde, mas as evidências sobre a relação independente do tempo total sentado com todas as causas de mortalidade são limitadas. Este estudo teve como objetivo determinar a relação independente do tempo sentado com todas as causas de mortalidade.

Métodos: Ligamos os dados do questionário prospectivo de 222 497 indivíduos de 45 anos ou mais do 45 and Up Study aos dados de mortalidade do Registro de Nascimentos, Óbitos e Casamentos de New South Wales (Austrália) de 1º de fevereiro de 2006 a 31 de dezembro, 2010. Os modelos de riscos proporcionais de Cox examinaram todas as causas de mortalidade em relação ao tempo sentado, ajustando para potenciais fatores de confusão que incluíam sexo, idade, educação, residência urbana / rural, atividade física, índice de massa corporal, tabagismo, saúde autoavaliada e incapacidade.

Resultados: Durante 621 695 pessoas-ano de seguimento (seguimento médio de 2,8 anos), foram registradas 5.405 mortes. As razões de risco de mortalidade por todas as causas foram 1,02 (IC 95%, 0,95-1,09), 1,15 (1,06-1,25) e 1,40 (1,27-1,55) para 4 a menos de 8, 8 a menos de 11 e 11 ou mais h / d de sentar, respectivamente, em comparação com menos de 4 h / d, ajustando para atividade física e outros fatores de confusão. A fração atribuível à população para sentar foi de 6,9%. A associação entre sentar e mortalidade por todas as causas pareceu consistente entre os sexos, grupos de idade, categorias de índice de massa corporal e níveis de atividade física e entre participantes saudáveis ​​em comparação com participantes com doença cardiovascular preexistente ou diabetes mellitus.

Conclusões: O sentar prolongado é um fator de risco para todas as causas de mortalidade, independente da atividade física. Os programas de saúde pública devem se concentrar na redução do tempo sentado, além de aumentar os níveis de atividade física.
 

Acessar