Tendências em Educação Física – a Relevância de Seu Entendimento Para a Compreensão da Complexidade da área
Por Bruna Mariano Mioto (Autor), Wagner Wey Moreira (Autor).
Em III Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
Este estudo constitui-se em uma reflexão sobre as tendências em Educação Física,especificamente a Desenvolvimentista, Crítico-Superadora e Construtivista-Interacionista, elaboradas a partir do final da década de 1970. Temos com isto, oobjetivo de aprimorar o entendimento relacionado à história da Educação Física e suasinfluências na prática pedagógica. Percebemos que os estudos em Educação Físicapassaram, ao longo do tempo, por diversas concepções de ser humano, e que vestígiosdestes conhecimentos estão presentes dentro da escola, pois estes conhecimentos nãosão cronologicamente determinados. Uma tendência não se inicia com um prazo paraterminar, algumas características se perpetuam através dos tempos. Porém, seconsiderarmos que cada uma dessas concepções tem em si uma forma de entender o serhumano, uma visão de mundo e de sociedade, então, uma confusão teóricacomprometeria uma prática pedagógica que vise à superação da visão reducionista deser humano.