Tendências no Campo da Educação Física Brasileira. Análise dos Documentos Produzidos Pela área 21 da Capes
Por Ari Lazzarotti Filho (Autor), Fernando Mascarenhas (Autor), Marco Paulo Stigger (Autor), Raquel da Silveira (Autor), Ana Márcia Silva (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 40, n 3, 2018. Da página 233 a 241
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os documentos produzidos pela Área 21/Capes e identificar mudanças e tendências ocorridas especificamente para o campo da educação física. Foram analisados todos os documentos publicados até o momento: 2000, 2003, 2006, 2009 e 2013. Seguindo os preceitos da abordagem metodológica análise de conteúdo foi elaborada a construção de unidades de significados em torno de quatro temas descritivos/analíticos: Características dos documentos; Centralidade do documento; Agentes; Demarcações conceituais. Os dados indicam que os documentos da Área 21 foram sendo ampliados e se complexificaram ao longo do período analisado. Conclui---se que os documentos da Área 21 impactam e estruturam a atividade científica no campo da educação física, pois demarcam os valores do capital científico desse campo na disputa dos seus agentes e instituições.