Resumo
A presente pesquisa foi realizada no período de março a julho de 1988, na Escola Municipal Marechal Canrobert Pereira da Costa e na Escolinha de Tênis do Clube da Caixa Econômica Federal em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.O objetivo do presente estudo foi o de verificar a aplicabilidade do tênis de campo, enquanto unidade de Educação Física, nas escolas da rede pública do município do Rio de Janeiro. Para isto confrontou-se o nível de aprendizagem do tênis de campo em situação elitizada, com aquele obtido por alunos da rede pública, que desenvolveram suas práticas não apenas usando materiais menos sofisticados do que os convencionais, mas também ocupando espaços físicos adaptados.Trinta e seis adolescentes na faixa etária de 13 a 14 anos, dos sexos masculino e feminino, compuseram dois grupos. Três professores de tênis de campo atribuíram notas estabelecidas dentro de uma escala: sócio-afetivo de 0 a dois; cognitivo de 0 a dois e psicomotor de 0 a quatro. Tais resultados serviram de base para conjecturar que a prática do tênis de campo pode ser uma atividade constante no currículo de Educação Física ao nível escolar, mesmo diante da utilização de material alternativo de baixo custo. Ao final do estudo foi feita uma análise de variância modelo dois x dois (grupo e sexo), onde os dados obtidos nos três testes revelaram:a) não existir diferença estatisticamente significativa, no que se refere aos treinamentos elitizados e adaptados, nos dois domínios - cognitivo e afetivo.b) no domínio psicomotor, o grupo da escola revelou-se superior em aprendizagem (P