Tênis de campo e sport education: análise de uma proposta de ensino
Por Leandro Mendes Rodrigues (Autor), Fernanda Moreto Impolcetto (Autor).
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar uma unidade didática voltada para o ensino de tênis de campo nas aulas de Educação Física Escolar, utilizando o modelo de ensino Sport Education (SE). De natureza qualitativa e fundamentado na abordagem da pesquisa-ação, o estudo foi conduzido por meio do desenvolvimento de uma unidade didática para uma turma composta por 34 alunos do sexto ano de uma escola da rede pública estadual do interior do Estado de São Paulo, durante os meses de agosto e setembro de 2022. Todas as aulas da unidade didática foram devidamente registradas em diário de campo. Através da análise de categorias de codificação, os dados foram lidos, codificados e categorizados em duas grandes categorias, as quais foram subdivididas em quatro subcategorias: Ensino do tênis na escola: possibilidades pedagógicas; Ensino do tênis na escola: intervenções; Modelo Sport Education: características do modelo; Modelo Sport Education: limitações.