Tênis de mesa na universidade federal do recôncavo da bahia: impactos na comunidade acadêmica
Por Finéias Vieira Santos (Autor), Cássia dos Santos Joaquim (Autor), Leopoldo Katsuki Hirama (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
O município de Amargosa – BA não possui tradição com o tênis de mesa. Não há clubes dedicados a esse esporte e raramente o tema é abordado nas aulas de educação física escolar. Na universidade, não dispomos de mesas ou materiais necessários para sua prática. Além disso, grande parte dos estudantes nunca tiveram contato com este esporte. Objetivo: Apresentar a introdução do Projeto de Tênis de Mesa na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e destacar sua relevância para a comunidade acadêmica. Desenvolvimento: Sou discente do curso de educação física e tive experiências com a modalidade na cidade de Valença (cerca de 100 km de distância de Amargosa). Ao iniciar o curso e passar a frequentar espaços de promoção de práticas esportivas, percebi que o tênis de mesa não era difundido. Em julho de 2023, reuni alguns colegas e adaptamos uma partida nas mesas da cantina da Universidade. Para minha surpresa, a iniciativa foi bem recebida e, em pouco tempo, estudantes de vários cursos começaram a se juntar a nós. Em setembro, fui informado de que uma mesa estava sendo descartada. Com a ajuda de colegas e do professor responsável pelo Programa de Extensão Construindo pelo Esporte, a resgatamos e reformamos, o que possibilitou a prática regular aos sábados e domingos. O Projeto, que já dura cerca de seis meses, agora conta com participantes de todos os oito cursos da universidade, conquistou premiações nos Jogos Universitários da Bahia e três classificações para o JUBs. No entanto, o aspecto mais significativo do projeto é o ambiente inclusivo e as relações que estão sendo construídas entre os estudantes. Sugestões: A oferta de espaços variados, além de oportunizar a construção de uma cultura esportiva de um local, tem a capacidade de promover relações sociais significativas entre os seus participantes.