Resumo

Entenda

O tênis de mesa paralímpico pauta-se, basicamente, nas mesmas regras da modalidade olímpica, com apenas uma exceção: o saque, pois, os paratletas andantes com alguma debilidade em um dos membros superiores podem adaptar os saques de acordo com suas necessidades especiais, já os cadeirantes também têm algumas particularidades em relação ao saque. Os jogadores são divididos de acordo com duas classificações: os cadeirantes (jogam sentados) e os andantes (jogam em pé). Estão aptos a jogar os atletas que apresentem deficiência físicomotor (amputados), mental e com paralisia cerebral. Tais debilidades dividem-se em 11 classes: os cadeirantes têm cinco distinções (I, II, III, IV e V), os andantes também têm cinco (VI, VII, VIII, IX, X) e os deficientes mentais têm apenas uma classe, a de número XI. Classes definidas por classificadores credenciados que também analisam a capacidade funcional do paratleta.A classe XI – que se destina aos paratletas com deficiência mental –, por exemplo, é avaliada pela INAS-FID levando em conta o quociente social e intelectual. Acrescenta-se que as disputas acontecem entre as categorias: individual, em duplas e equipes.

Cada partida é constituída por cinco sets, com 11 pontos cada. Quando o placar empata em 10, ganha o set o paratleta que conseguir obter dois pontos de vantagem. O paratleta perde pontos quando: coloca a mão na mesa, não consegue rebater a bola (depois que essa quica no seu lado da mesa), quando a bola quicar duas vezes do lado da mesa que ocupa e quando o seu lançamento ultrapassa a mesa do adversário. É obrigatório também que o paratleta deixe a bola quicar uma vez na mesa antes de atacá-la; a bola deve tocar a superfície da mesa, inclusive na linha, para ser considerada “dentro”. Algumas peculiaridades do tênis de mesa (convencional e paralímpico): alternam-se os saques a cada dois pontos; já no caso das competições entre duplas, os paratletas não precisam rebater a bola alternadamente, porém a roda da cadeira não deverá ultrapassar a linha central imaginária da mesa.

As padronizações dos equipamentos são as seguintes: a bola é esférica e feita de celuloide, pesando aproximadamente 2.7 ge com um diâmetro de 40 mm; a mesa é retangular, com 2.74 m de comprimento por 1.525 m de largura e constituída de madeira, ficando a 0.76 m de altura do chão. A altura da rede é de 15.25 cm e 1.83 m de comprimento; a raquete é feita de madeira e revestida com borracha, com um lado da cor vermelha e o outro da cor preta.

Todas as regras citadas estão de acordo com o regulamento estabelecido pela Internacional Table Tennis Federation (ITTF).

Arquivo